Apresentação

Autores

  • Tânia Pinc USP
  • Patricia Burlamaqui UENF

DOI:

https://doi.org/10.59901/2318-373X/v22n3apresentacao

Palavras-chave:

Segurança pública, Políticas públicas

Resumo

Quem, por que e como as políticas públicas de segurança são formuladas e implementadas no país? Por que os governos (nacional ou subnacionais) adotam determinadas políticas/programas? Nos últimos anos, respostas a essas perguntas têm sido cada vez mais urgentes, dado o cenário crítico da segurança pública no país. Assim, espaços de debates de pesquisas que abordem essa temática dentro da perspectiva das políticas públicas são fundamentais. O dossiê “Segurança pública: comportamento dos atores políticos e sociais na formulação e implementação de políticas públicas” reuniu artigos, resenha e entrevista que buscaram contribuir com respostas a essas perguntas e cujos argumentos estão baseados em teorias e fundamentados, em alguma medida, em evidências empíricas. Acreditamos que as pesquisas aqui reunidas podem dar suporte à gestão pública, no sentido de orientar o curso da trajetória para alcançar os objetivos pretendidos pela política.

Biografia do Autor

  • Tânia Pinc, USP

    Pesquisadora Associada da Escola de Segurança Multidimensional da USP, doutora e mestre em Ciência Política, major da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

  • Patricia Burlamaqui, UENF

    Doutora em Ciência Política pela UFF (2020). Bolsista de Extensão do País do CNPq – Nível B do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles e pós-doutoranda da Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF.

Referências

BRASIL. (2014). Lei nº 13.022, de 8 de agosto de 2014. Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13022.htm . Acesso em: 26 dez. 2023.

JONES, Bryan D. & BAUMGARTNER, Frank R. (2005). A model of choice for public policy. Journal of Public Administration Research and Theory, 15(3), pp. 325-351.

Downloads

Publicado

2024-04-24