Pesar pelo falecimento de Michel Misse
Hoje, 14 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro, faleceu Michel Misse, professor titular aposentado da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e fundador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU). O corpo do sociólogo será velado nesta sexta-feira, 15 de agosto, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), localizado no Largo do São Francisco, Centro do Rio de Janeiro. Em seguida, será cremado em uma cerimônia reservada a familiares e amigos.
Pioneiro na sociologia da violência, Michel formou e orientou mais de uma geração de sociólogos e sociólogas, atualmente atuantes nas principais universidades do Brasil e do mundo. Suas aulas — precisas, cativantes e acolhedoras — deixaram ensinamentos indeléveis em seus alunos e alunas, orientandos e orientandas. Michel nos deixou, mas o seu legado sobrevive como um dos mais relevantes para a sociologia contemporânea.
Membro do Conselho Editorial da nossa revista Terceiro Milênio, foi nela que Michel Misse publicou, ao lado de Paulo Roberto de Andrade Castro, um de seus últimos artigos: A organização do jogo do bicho e o monopólio da exploração de todos os jogos ilícitos em seu território no Rio de Janeiro.
À família, amigos e colegas, nossos sentimentos!